sábado, 5 de março de 2011

Resistência do mau gosto vira fácil aceitação na grande massa

Quem nunca ouviu falar nos shows de brega? Sim, aqueles chamados “bregões”, onde se reúnem os amigos, inimigos e até mesmo as famílias, esses espaços são simplesmente para muitos conhecidos por: “vale tudo”. “Kitara”; “CIA do Calypso”; “Labaredas” entre muitas outras... São algumas das indústrias produtora desse gênero, mas, paro por aqui, se for dá nome a todas as bandas que seguem o ritmo aqui no Estado pernambucano, com certeza, o espaço aqui, seria pequeno. Mas, o que fazer quando esses shows de sensualidade extrema e de música vulgarizada são servidos para todo o público em geral, e em qualquer horário?
Para o processo de comunicação ser realizado, é necessário que haja dois personagens no cenário proposto, o emissor (que passa a informação) e o receptor (que a recebe). Mas para que haja entendimento entre um indivíduo e o outro, é preciso que se estabeleça a mensagem, que vai ser o elemento crucial nesse processo. No processo comunicacional, existem interferências e as mesmas podem ser chamadas de ruídos, e uma melodia mal estruturada, tem o mesmo sentido.
Formular ações, segmentar estratégias e estabelecer as metas é apenas o pulo inicial para o resultado satisfatório do que se espera. A TV exerce um forte poder de conformação na vida do espectador e os conteúdos mal elaborados só fazem com que a sociedade esteja presa a esse círculo, onde o principal foco é o capitalismo e o individualismo, que fazem dos líderes desses veículos, pessoas imbatíveis e sem consciência.
A televisão é um meio eficaz de divulgar a mensagem, a um grande número de pessoas. O problema está em definir que tipo de mensagens, e para quem. Na prática, é qualquer mensagem para qualquer pessoa que esteja em frente ao aparelho. E isto, se torna preocupante, à medida que observamos que grande parte do público que assiste à televisão é formada por crianças e adolescentes, que são, justamente, os indivíduos mais vulneráveis nesse processo.
Quando se trata do universo infantil no que diz respeito aos direitos humanos, o Art. 76 da lei 8.069, do Estatuto da Criança e do Adolescente (2001, p.18) diz que as "emissoras de rádio e televisão somente exibirão, no horário recomendado para o público infanto-juvenil, programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas". O Estatuto (2001, p.37) prega ainda que "é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor".
A mídia torna-se indispensável na educação para a cidadania. Como parte da sociedade civil, o Estado tem um papel educativo e político na conquista da cidadania, sobretudo, quando dá visibilidade aos problemas e busca apontar saída.
Embora tenham experimentado uma fase de sucesso até os anos 90, a dita música brega acabou sucumbindo às classificações negativas e gradualmente foi desaparecendo da mídia de massa. Mas nas regiões Norte e Nordeste, o termo resistiu nomeando um estilo musical de inspiração romântica que sobreviveu nas periferias, nas variações brega music, brega pop, calypso ou simplesmente brega.

Por: Cleyton Douglas

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